quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

A PROPÓSITO DO FUTEBOL

Aqueles adeptos de bola mais ou menos da minha idade lembram-se de certeza dos saudosos relatos do Amaro no extinto Quadrante Norte e daquela célebre frase: "Um grande abraço para o meu amigo Manuel do Franganito!"
O sr. Manuel do Franganito, além de sócio do Porto na casa das primeiras dezenas, da particularidade de me tratar sempre por menino mesmo sendo eu um marmanjão com idade para ter juízo, de me convidar sempre para as vindimas na sua quinta de Alpendurada mesmo sabendo que eu nasci com a mola pasmada e incapaz de a vergar, de nunca ter feito queixa aos meus pais por mais indecoroso que fosse o meu comportamento (e por vezes indecoroso era o verdadeiro understatement), de por mais de uma vez ter cortado o gargalo a garrafas daquela aguardente especial porque era essa que me apetecia e as rolhas já estavam degradadas pelo passar do tempo, ainda me ensinou uma valiosa lição de vida que passo a partilhar com os mais desatentos.
Em determinada altura, tinha por hábito jantar ao Sábado no Franganito, onde o Sr. Manuel, havendo futebol, punha uma televisão no balcão. Outros clientes habituais incluiam o Júlio Machado Vaz (Benfiquista) e o Rui Rio (pré presidência da câmara mas já Boavisteiro) e normalmente jantavamos em mesas seguidas, mandando umas bocas sobre o futebol, eu mais novo mas suportado na força moral dada pela provecta idade do Sr. Manuel que nunca se ficava no que dizia respeito a defender o FCP contra ventos e marés.
Isto foi nos inícios da TV Cabo, pré Sport TV, numa altura que o único canal que passava uns filmes mais atrevidotes era a RTL, às Sextas de madrugada.
Um Sábado chego para jantar e o Sr. Manuel, malandreco, pergunta-me:
-"Menino, viu ontem o filme na RTL?"
Respondi que por acaso tinha visto, e ele muito rapidamente atira:
-"Menino, até nuas eram bonitas!"
Ainda avancei:-"Vestidas, quer dizer..."
-"Menino, ainda sei o que digo! As mulheres são mais bonitas vestidas que nuas!"-atirou doutoral, saber de experiência feito.
Ainda hoje penso nisso e quanto mais vejo (também estou longe de ter visto todas, mas faço os possíveis) mais estou convencido que estava carregado de razão.
De certa forma mudou a minha perspectiva da vida e aumentou o meu apreço pela indústria da moda.
Um grande abraço para o meu amigo Manuel do Franganito!

1 comentário:

Alberto disse...

Sem dúvida, concordo em absoluto! Duas palmas e meia para o Sr.Manuel!