terça-feira, 11 de novembro de 2008

HAJA PACHORRA

Ultimamente instalou-se neste país a mania das reuniões.
Por tudo e por nada, ele é briefings, ele é meetings, ele é almoços de trabalho, grupos de projecto e por este andar pow how à índio, com direito a cachimbo da paz e tudo!
A juntar às centenas de e-mails que um gajo recebe, normalmente para preencher ficheiros ou discutir o sexo dos anjos, a produtividade cá no burgo tem mesmo de andar pelas ruas da amargura...é que por cada gajo que trabalha, há sempre dois a controlar o que ele faz e depois de tanto trabalho a planear e justificar, não sobra tempo para fazer nada que se aproveite.
Não é que eu tenha nada contra as reuniões, até me lembro de uma altura em que eram raras e pasme-se, produtivas!
As pessoas colocavam problemas e dificuldades, apresentavam-se propostas de solução, dotavam-se dos recursos necessários e as coisas, de uma forma geral resolviam-se. Mas isso era no tempo em que os animais falavam...
Esse modelo, infelizmente, esgotou-se. Talvez tenha sido porque há necessidade de ocupar um exército de assessores, consultores, grupos de projecto e outra rapaziada cuja utilidade, de uma forma geral e salvo raras excepções, me escapa completamente.
O modelo actual é o que eu baptizei de modelo Gabriel Alves. No fundo, as reuniões de uma forma geral servem para fazer o relato, ou seja, constatar factos, normalmente consumados e para fazer a conferência de imprensa final, com direito a flash interview (normalmente as partes interessadas têm direito a trinta segundos de tempo de antena). Ninguém aponta soluções e normalmente dizem-se mais disparates que o Gabriel Alves durante um relato (sim, é incrível mas é possível).
Infelizmente, têm tendência a durar tanto como um jogo, com intervalos, prolongamento e desempate por penalidades. E como essa seita dos fatinhos engomados acha que fumar um cigarro é um pecado mortal, um gajo ainda por cima tem de se aguentar sem intervalos e não pode parecer que estamos nervosos, senão somos fortes candidatos à próxima auditoria.
Gostava de dizer mais qualquer coisinha mas tenho de ir para uma reunião fazer um balanço dos resultados, que em grande parte não consegui por passar muito tempo em reuniões.

Sem comentários: