quinta-feira, 6 de novembro de 2008

UM PEDIDO AOS ARQUITECTOS

Somos indiscutivelmente um país de grandes arquitectos, e não falo só dos Siza, dos Souto Moura, Soutinhos e quejandos.
É geral, bolas, nalguma coisa tinhamos de ser bons.
Além do mais os arquitectos têm a vantagem de geralmente se limitarem ao que sabem fazer e não se meterem a tentar governar o país, o que só por si já é uma coisa boa.
Segundo percebo, têm como objectivo desenhar espaços bonitos, agradáveis e funcionais. Até aqui tudo bem, apesar de por vezes, com a guita dos outros, parecerem ricos.
Sabem aquelas experiências pelas quais quem já recorreu aos serviços de um arquitecto provavelmente já passou, do género:
-"Tijoleira? Nem pensar, tem de ser granito polido (podem substituir por mármore italiana, ouro, platina ou outro material astronomicamente caro) senão compromete toda a integridade do projecto!"
-"Porra, mas é para pisar e sujar e há uma tijoleira que visualmente é igual e muito mais barata!"
-"Parece-lhe, mas ou isso ou mais vale nem fazer nada!"
Percebem a idéia, nem vou por aí.
A minha questão prende-se com um pequeno pormenor que raramente se vê e cuja culpa deve ser do engenheiro (ultimamente muitas coisas são), mas que diabo, movam o mesmo tipo de influência que usam com o cliente na escolha dos materiais. Os arquitectos devem ter uma função pedagógica.
Em primeira análise até tem a ver com o comportamento reflexo das pessoas, mas que diabo, integrem a arte na realidade do dia a dia.
Tudo isto para dizer o seguinte:
Ponham a porra dos interruptores das casas de banho DENTRO das casas de banho.
É que o pessoal não bate à porta. Primeiro mexe no interruptor, depois gira a maçaneta e ao constatar que a porta está trancada, vai-se embora.
Deve ser uma cena da natureza humana, como a mulher não largar o telefone e o homem o comando da tv.
Nada me irrita mais do que ficar às escuras na casa de banho! É desagradável e perfeitamente evitável. E por vezes não é nada fácil.
Nem que ponham um interruptor dentro e outro fora (pelo que me lembro dos meus estudos electrotécnicos, o tipo de ligação chama-se comutação de escada)!
Ficaria muito agradecido e estou convencido que não era isso que faria disparar os custos!

Sem comentários: