domingo, 5 de outubro de 2008

O MUNDO FICOU MAIS TRISTE

Na sexta-feira faleceu Dinis Machado.
Escritor, jornalista, poeta, crítico de cinema, homem de letras de uma forma geral, foi autor, entre muitas outras coisas, de "O QUE DIZ MOLERO".
Tenho consciência que não li todos os livros de autores portugueses, longe disso, mas é para mim o melhor livro português de todos os que li.
Nas palavras de António Mega Ferreira "Aos homens de palavras (os que delas vivem e por elas comunicam) O QUE DIZ MOLERO soa como música".
Verdade pura. Tenho aconselhado o livro a muita gente que o tem lido e ainda não houve ninguém que não tivesse delirado com a criatividade e o ritmo da escrita.
Foi-se o homem, ficam as palavras.
Mas ainda assim fiquei triste.
""Acho que todas as pessoas são mais ou menos infelizes", disse subitamente Mister DeLuxe, "mas os artistas são infelizes de outra maneira, talvez de uma maneira dramaticamente infeliz". "Isso é muito agudo, Mister DeLuxe" disse Austin com um olhar brilhante, "a isso apetece-me mesmo chamar uma definição"." Dinis Machado in O QUE DIZ MOLERO.

1 comentário:

Alberto disse...

Quem me conhece sabe que não sou muito de leituras... Curiosamente, foi este o último livro que tive oportunidade de ler, neste último querido mês de Agosto.
Adorei, fascinante mesmo! De uma originalidade e dinâmica fora de comum, uma narrativa completamente louca mas bastante agradável.
Sem dúvida que o Mundo ficou bem mais triste...