sexta-feira, 31 de outubro de 2008

O MEU MERCEDES É MAIOR QUE O TEU

Foi recentemente publicado um ranking das escolas cá do nosso oásis sobre sahariano.
Demorei a pegar no tema porque tive uma barrigada de riso que durou dois dias.
Muita tinta poderia correr sobre o assunto, mas como não tenho tempo, coloco duas questões básicas que me intrigam, na esperança que me possam elucidar:
A primeira, é que com base nos critérios usados, a questão coloca-se mais ou menos como um gajo dizer "o meu Ferrari é melhor que o teu Citroen". Bolas, grande novidade. Mas o que também poderia ser dito e não foi, são coisas do género "o meu Citroen é mais barato que o teu Ferrari". "Mas o meu Ferrari anda mais". "Depende, se o teu Ferrari estiver numa estrada de montanha e o meu Citroen na autoestrada, isso não é verdade". Grosso modo, é um ranking que não serve para ponta de corno, é uma questão de facto, baseada num só resultado, sem análise da envolvência e não digo de todos, mas pelo menos de alguns factores determinantes.
É mais ou menos de senso comum que putos cheios de fome em escolas sem aquecimento, depois de uma caminhada de uns kms à chuva não têm tanta facilidade em aprender como os que comeram bem e foram levados ao colégio "state of the art" no mercedes do papá, que lhes pagou as explicações entre a aula de natação e o judo. E os resultados podem não ter nada a ver com a qualidade de ensino, mas isso digo eu que tenho uma tendência vincada para complicar.
Mas o segundo aspecto, realmente hilariante, explicado por uma senhora com aspecto de dona de casa, mas que afinal parece que é a ministra do pelouro, (se calhar acumula e na altura ainda estava com a farda errada), tem a ver com a taxa de sucesso na ordem dos 80% e com a grande melhoria da qualidade do nosso ensino, nomeadamente na língua materna e pasme-se na matemática.
Como se fossemos todos dementes.
Ainda não somos, mas se o ensino continuar por este caminho, já não falta tudo.
Problemas de fundo não se resolvem da noite para o dia. Senão expliquem-me lá este fenómeno:
Os professores estão insatisfeitos com a avaliação e o tempo que vai retirar a actividades académicas, as colocações não permitem estabilizar corpos docentes, as escolas estão a cair de velhas e sem verbas sequer para auxiliares de acção educativa, a violência nas escolas já ultrapassou a dos filmes americanos e já se fala correntemente em reforços policiais para as escolas como se de um Benfica-Porto se tratasse, os pais não têm tempo para acompanhar, quanto mais educar os filhos e por aí fora e os resultados são muito melhores?
Há aqui qualquer coisa que não bate certo, ou sou só eu que acho isso?
Uma mente mal intencionada como a minha poderia sugerir que os exames foram mais ou menos de borla, para as estatísticas ficarem mais arranjadinhas e os meninos não chumbarem tanto, que isto de ter os putos na escola custa uma pipa de arame. Quanto mais depressa se despacharem a ir para o desemprego melhor.
E assim até impressionamos Bruxelas.
O facto de estarmos a criar uma nação sem formação e de analfabetos funcionais a seu tempo se resolverá.
Também que raio de qualificação é que é preciso para trabalhar no Mc Donalds ou no call center de uma operadora telefónica?
Um gajo liga para lá fulo, não resolvem nada e ainda se despedem com um "espero ter resolvido a sua questão e os meus desejos de um resto de bom dia", na voz automática como manda o manual que só deixa um gajo mais a ferver. Só é preciso ter o cuidado de, conforme o turno, trocar o bom dia por tarde ou noite. E isso resolve-se com um post it.
A continuar assim, vou continuar por muitos anos a receber e-mails tão mal escritos que tenho de agarrar no telefone para perguntar à avantesma que raio é que queria dizer com a algarviada, porque mesmo usando toda a imaginação disponível não consegui tirar um pingo de sentido daquela salgalhada. E vou ter que continuar a corrigir contas de merceeiro, porque nem com calculadora os gajos lá vão, ainda não perceberam sequer que fazer 20% de desconto a um valor é o mesmo que multiplicar esse valor por 0,8, quanto mais que a multiplicação é comutativa.
Mas se me servir de consolo, é tudo rapaziada com boas notas nos exames do 12º!

Sem comentários: