terça-feira, 2 de setembro de 2008

A LATA DESTES GAJOS


Há determinadas coisas que me irritam. Direi mesmo mais, levam-me aos arames. Arre!!!
Um destes dias, estava num jantar de amigos e alguém pediu rojões à Minhota.
No caso em apreço, a pessoa em causa não gosta de sangue, pelo que pediu sem sangue. Ainda teve sorte em não gostar de sangue.
Se alguma vez alguém viu um olhar de uma junta médica a avaliar uma insanidade, pode ter uma idéia da expressão da empregada a informar pedagogicamente:
- Agora os rojões são sempre sem sangue, substituímos por chouriça de sangue, sabe que a ASAE não permite sangue nos rojões...parece que é pouco higiénico!
Gerações inteiras que comeram sangue nos rojões (eu próprio, se bem que tardiamente e só depois de me apontarem uma pistola, tornei-me um grande fã de papas de sarrabulho) estão condenadas ao sétimo círculo do inferno e à desaprovação da sociedade.
Marginais, é o que somos, olhados de esguelha pelos europeístas robotizados de modelo normalizado.
Reflexo do país que nos tornamos, em que séculos de cultura popular são por decreto esterilizadas e empacotadas de forma standard para servir a quem quiser ou não tiver alternativa.
É um dos casos em que exijo o meu direito à falta de higiene. Quem é que tem alguma coisa a ver com o que como ou não?
Num futuro não muito longinquo, parece que estou a ver o sr. Manuel do talho, qual dealer de substâncias psicotrópicas, a entregar discretamente um saco de sangue guardado debaixo do balcão à Sra. Maria, um tanto ou quanto nervosa a receber o ilícito, não vá a polícia da salubridade apanha-la em flagrante delito.
E por falar em falta de higiene, pode ser só impressão, mas serei só eu que acha verdadeiramente nojento o sistema de abertura das latas de bebidas?
A parte que está exposta ao pó e sabe-se lá mais a quê, para não falar dos dedos do empregado, é a que entra dentro da lata e em contacto com a bebida.
A ASAE podia ir chatear esses gajos da latinha, que esses sim podem pagar a concepção de um sistema mais limpinho de abertura.
O país que um dia seremos iria em devido tempo reconhecer.
Eu certamente agradecia.
Ainda hoje um empregado abriu-me a lata, com particular cuidado em carregar bem para dentro, para ficar bem aberto.
Um bem haja pela elevada ética profissional demonstrada, que espero seja extensível à lavagem das mãos quando mexe em dinheiro, mas por qualquer razão que me escapa, duvido sinceramente.

2 comentários:

MTOCAS disse...

:-) Vieste com a pica toda estou a ver !!

Sim quero rojões com muito sangue, arroz de cabidela e já agora umas tripas :-) !!

Que grande LATA eles têm em abrir as latas sem limpar, assino e subscrevo e adianto que tu com tanto jeitinho para a escrita possas escrever aos senhores A RECLAMAR :-)

Alberto disse...

Ui...a abrir logo com mentiras das grossas...isto começa bem, começa...

A fase do não beber gin tónico só se pode considerar como iniciada depois do primeiro fim de semana a seco, não é por não beber nenhum há 4 dias!

Quantos aos rojões, gosto com e sem sangue, mas recomendo cuidado às alusões críticas aos moços da ASAE, eles andam aí...

Para as latas, tens bom remédio, pedes o gin com muito gelo e mandas ferver a tónica, problema resolvido!