segunda-feira, 1 de setembro de 2008

O ANFIOXO


Para quem não teve biologia no 12º ano, esclareço que o anfioxo é um animalzinho que algumas gerações de estudantes foram obrigados a conhecer do direito e do avesso. Até bem pouco tempo atrás, não fazia idéia para que fins tal pérola de conhecimento me poderia servir.
Felizmente, cépticos como eu têm os dias contados. Isso de duvidar dos senhores do Ministério da Educação que elaboram os conteúdos programáticos, e da sua vasta experiência de vida, é crime que não passa sem o merecido castigo.
Isto porque, um destes dias, no meio de uma cena de copos, alguém (para ser honesto fui eu), mencionou o dito bichinho.
Estavam presentes outros desgraçados, digo, antigos estudantes que no âmbito da multidisciplinaridade tiveram de gramar a mesma pastilha, e finalmente, ao fim de todos estes anos, o anfioxo foi tema de conversa (se bem que de copos, não deixa de ser conversa e até normalmente das mais interessantes). A idéia que me deu foi que os participantes se sentiram aliviados por poderem tirar do peito a opressão da inutilidade, convertendo-a em utilidade entre duas goladas de gin.
Assim, venho aqui fazer o mea culpa e agradecer aos senhores do Ministério que tão bem prepararam para a vida prática gerações de estudantes, por mais esta oportunidade de brilhar ao saber que o anfioxo tem notocórdio. (Pelo menos na altura tinha).
Um bem hajam e continuem o bom trabalho!
O país que um dia seremos ficará reconhecido!

2 comentários:

MTOCAS disse...

é tão lindo o bichinho :-)

daria um optimo nome para um blog não concordas hehehehe

Alberto disse...

Tiveste azar em só me começares a perseguir a partir do ISAG, a minha prof de Biologia do 12º ano compensava largamente as secas provocadas pelo anfioxo... (deixa-me enveredar pelo baixo nível enquanto o blog está quase no anonimato, depois prometo melhorar)!

Mas realmente, nunca percebi para que raio tivemos de estudar este bichinho... se pudesse escolher, teria preferido os Bluefish do Mar Negro, daqueles das doses de 300 gramas!!!